domingo, 3 de junho de 2012



Gravura: Pesquisa de Impressões
Antonio RamiroTorres


1. Tema:
            A gravura é uma das primeiras formas de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes Visuais e História.

2. Motivação:
            A vontade que tenho de realizar este trabalho evidenciando as duas disciplinas em questão, são as inúmeras possibilidades de estar trabalhando com materiais simples e alternativos para desenvolver a técnica e também as grandes descobertas que podemos fazer dentro dessas duas áreas de estudo, como a Arte e a História.
3. Objetivos:
·         Realizar pesquisas gráficas e experiências visuais;
·         Experimentar e descobrir materiais e suportes alternativos para a produção de gravuras e estampas;
·         Incitar a percepção e a criatividade dos aprendizes.
·         Selecionar materiais simples e alternativos para a produção das obras artísticas;
·         Descobrir os efeitos visuais que a técnica pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão dos materiais alternativos.

4. Público alvo:
            Pretendo desenvolver esse projeto com crianças do 6º ano do ensino fundamental. Mas ainda estou procurando um lugar para que eu possa aplicá-lo.
5. Metodologia:
            Para desenvolver o projeto primeiramente teremos que estudar a origem da gravura, conhecer a técnica, os fatos históricos. Logo após, partiremos para a fase prática, onde solicitarei que os alunos tragam alguns materiais para que possamos experimentar a técnica em gravura. Pesquisar materiais simples do cotidiano que possam servir de carimbo, para a composição dos desenhos artísticos.

5. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Tinta e almofada para carimbo, tinta guache, tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas e impressões humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário