Projeto
Gravura: Pesquisa de Impressões
Disciplinas:
Arte e História
1. Apresentação:
A gravura é uma das primeiras formas
de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os
acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e
confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas
comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre
outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na
história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto
utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes
Visuais e História.
2. Motivação:
.
Dentre
as técnicas trabalhadas a que mais gostei foi Pesquisa de Impressões. Onde o
desafio era descobrir as marcas que os objetos comuns do nosso cotidiano
poderiam deixar no papel, gerando impressões. Pude trabalhar com diversos materiais
que tinha em casa como: garfo, tampa de caneta Bic, prendedor de roupas, tampa
de garrafa pet e também minhas próprias impressões. Gostei muito dessa
atividade, pois achei bem interessante e divertida. As impressões ficam muito
interessantes, basta usar a criatividade para compor os desenhos.
Por isso, escolhi este tema para
aplicar em meu projeto, pois tenho certeza que os alunos vão gostar muito de
conhecer a Origem da Gravura e de trabalhar com a técnica Pesquisa de
Impressões. Tendo em vista, que esta proposta de atividade é uma introdução a
gravura, e proporcionará aos alunos muitas aprendizagens, e aguçará a
curiosidade para novas descobertas.
3.
Objetivos:
·
Conhecer a origem da gravura;
·
Realizar pesquisas gráficas e experiências
visuais;
·
Experimentar e descobrir materiais e suportes
alternativos para a produção de gravuras e estampas;
·
Incitar a percepção e a criatividade dos
aprendizes.
·
Selecionar materiais simples e alternativos
para a produção das obras artísticas;
·
Descobrir os efeitos visuais que a técnica
pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão de materiais comuns
do cotidiano.
4. Público alvo:
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal prof. José
Augusto de Araújo, localizada no Município de Tarauacá.
5. Metodologia:
·
Apresentação do Projeto Gravura: Pesquisa de
Impressões;
·
Distribuição de textos impressos com a
definição de gravura;
·
Leitura compartilhada e explicação do
conteúdo;
·
Assistir o vídeo Origem da Gravura;
·
Produção de 2 gravuras utilizando a técnica
pesquisa de impressões;
·
Exposição das gravuras na sala de aula;
·
Comentários e considerações finais.
·
Duração: 2 horas
·
Local: Sala de aula.
5. Instrumentos, materiais e técnicas a
serem utilizados:
Tinta e almofada para carimbo, tinta guache,
tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador
de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas e
impressões humanas.
7. Referências:
Gravura: conceito, história e técnicas. Mauro Andriole. Disponível em: www.monografias.com. Acessado em:
03/05/2012.
GRAVURA, UMA ARTE
POUCO CONHECIDA NO BRASIL. Profª- Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: www.unar.edu.br/pagina/index.php?option=com_content&view=article&id=62:gravura-uma-arte-pouca-conhecida-no-brasil&catid=213:artigos&Itemid=61.
Acessado em: 03/05/2012.
Xilogravura, Gravura
em Metal e Litogravura. Disponível em: www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-3084-,00.html.
Acessado em: 03/05/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário