domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões


                                                      

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões
Disciplinas: Arte e História


1. Apresentação:

            A gravura é uma das primeiras formas de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes Visuais e História.

2. Motivação:
.
            Dentre as técnicas trabalhadas a que mais gostei foi Pesquisa de Impressões. Onde o desafio era descobrir as marcas que os objetos comuns do nosso cotidiano poderiam deixar no papel, gerando impressões. Pude trabalhar com diversos materiais que tinha em casa como: garfo, tampa de caneta Bic, prendedor de roupas, tampa de garrafa pet e também minhas próprias impressões. Gostei muito dessa atividade, pois achei bem interessante e divertida. As impressões ficam muito interessantes, basta usar a criatividade para compor os desenhos.
            Por isso, escolhi este tema para aplicar em meu projeto, pois tenho certeza que os alunos vão gostar muito de conhecer a Origem da Gravura e de trabalhar com a técnica Pesquisa de Impressões. Tendo em vista, que esta proposta de atividade é uma introdução a gravura, e proporcionará aos alunos muitas aprendizagens, e aguçará a curiosidade para novas descobertas.
           
3. Objetivos:

·         Conhecer a origem da gravura;
·         Realizar pesquisas gráficas e experiências visuais;
·         Experimentar e descobrir materiais e suportes alternativos para a produção de gravuras e estampas;
·         Incitar a percepção e a criatividade dos aprendizes.
·         Selecionar materiais simples e alternativos para a produção das obras artísticas;
·         Descobrir os efeitos visuais que a técnica pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão de materiais comuns do cotidiano.

4. Público alvo:

            Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal prof. José Augusto de Araújo, localizada no Município de Tarauacá.

5. Metodologia:
·         Apresentação do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões;
·         Distribuição de textos impressos com a definição de gravura;
·         Leitura compartilhada e explicação do conteúdo;
·         Assistir o vídeo Origem da Gravura;
·         Produção de 2 gravuras utilizando a técnica pesquisa de impressões;
·         Exposição das gravuras na sala de aula;
·         Comentários e considerações finais.
·         Duração: 2 horas
·         Local: Sala de aula.




5. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:

Tinta e almofada para carimbo, tinta guache, tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas e impressões humanas.


7. Referências:

 Gravura: conceito, história e técnicas. Mauro Andriole. Disponível em: www.monografias.com. Acessado em: 03/05/2012.

GRAVURA, UMA ARTE POUCO CONHECIDA NO BRASIL. Profª- Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: www.unar.edu.br/pagina/index.php?option=com_content&view=article&id=62:gravura-uma-arte-pouca-conhecida-no-brasil&catid=213:artigos&Itemid=61. Acessado em: 03/05/2012.

Xilogravura, Gravura em Metal e Litogravura. Disponível em: www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-3084-,00.html. Acessado em: 03/05/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário