Tema: A importância da
leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em Artes Visuais/ Disciplinas:
Artes Visuais e História
Educar
com Imagens: múltiplos tempos e interpretação
Raimundo Martins
Raimundo Martins
Temporalidades e interpretação
As
imagens são marcadas por múltiplas temporalidades que inscrevem sentidos e
significados em diferentes fluxos de tempo que se distinguem como ‘tempo de
produção’ e ‘tempo de recepção’. Sentidos e significados podem ser gerados,
agregados e até mesmo modificados por movimentos, tendências ou contaminações
entre sistemas ou períodos. Exemplos disso são imagens modernistas
reapropriadas por artistas contemporâneos. Esses movimentos e contaminações
possibilitam diálogos e diversidade – apropriações, silêncios, instalações,
interferências, marginalizações, produzem novas imagens e influenciam
imaginários sociais e subjetividades individuais.
É importante ressaltar que significados das
imagens mudam quando muda o entorno, o contexto em que são veiculadas (BAL,
2004) e, como explica Buck-Morss, “o que sucede com as imagens é que flutuam
solitariamente, movendo-se dentro e fora de diferentes contextos, liberadas de
sua origem e da história de sua procedência” (2005, p. 155). Separadas e
distanciadas da fonte que as gerou e das condições concretas da sua criação, as
imagens flutuam dentro de uma gama potencialmente rica de múltiplas
interpretações.
O ‘tempo de produção’, caracteriza e condensa
temporalidades que se sobrepõem: uma temporalidade individual, que é subjetiva
e está circunscrita ao tempo de autoria da imagem, e uma temporalidade
contextual, situada e reconhecida num tempo social, cultural e histórico.
(Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=70.
Acessado em: 10/09/2011).
Achei
o texto bem interessante, pois tem a ver com o tema que escolhi e também com as
duas disciplinas Arte e História. A Arte por ser expressão de pensamento esta
totalmente impregnada e vinculada ao contexto social e cultural de cada povo,
por isso é arte é tão difícil de ser compreendida, pois para entendê-la é
preciso ir além de imagens, entender o modo de ação e produção cultural requer
conhecimento histórico, para um possível entendimento das criações, das
diferentes formas de expressão das sociedades, bem como o significado que certa
obra de arte tem para cada cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário