domingo, 3 de junho de 2012


Tema: A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em Artes Visuais/ Disciplinas: Artes Visuais e História

Educar com Imagens: múltiplos tempos e interpretação
Raimundo Martins
Temporalidades e interpretação
            As imagens são marcadas por múltiplas temporalidades que inscrevem sentidos e significados em diferentes fluxos de tempo que se distinguem como ‘tempo de produção’ e ‘tempo de recepção’. Sentidos e significados podem ser gerados, agregados e até mesmo modificados por movimentos, tendências ou contaminações entre sistemas ou períodos. Exemplos disso são imagens modernistas reapropriadas por artistas contemporâneos. Esses movimentos e contaminações possibilitam diálogos e diversidade – apropriações, silêncios, instalações, interferências, marginalizações, produzem novas imagens e influenciam imaginários sociais e subjetividades individuais.
É importante ressaltar que significados das imagens mudam quando muda o entorno, o contexto em que são veiculadas (BAL, 2004) e, como explica Buck-Morss, “o que sucede com as imagens é que flutuam solitariamente, movendo-se dentro e fora de diferentes contextos, liberadas de sua origem e da história de sua procedência” (2005, p. 155). Separadas e distanciadas da fonte que as gerou e das condições concretas da sua criação, as imagens flutuam dentro de uma gama potencialmente rica de múltiplas interpretações.
O ‘tempo de produção’, caracteriza e condensa temporalidades que se sobrepõem: uma temporalidade individual, que é subjetiva e está circunscrita ao tempo de autoria da imagem, e uma temporalidade contextual, situada e reconhecida num tempo social, cultural e histórico. (Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=70. Acessado em: 10/09/2011).

            Achei o texto bem interessante, pois tem a ver com o tema que escolhi e também com as duas disciplinas Arte e História. A Arte por ser expressão de pensamento esta totalmente impregnada e vinculada ao contexto social e cultural de cada povo, por isso é arte é tão difícil de ser compreendida, pois para entendê-la é preciso ir além de imagens, entender o modo de ação e produção cultural requer conhecimento histórico, para um possível entendimento das criações, das diferentes formas de expressão das sociedades, bem como o significado que certa obra de arte tem para cada cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário